Adeus Crt-Z!

IMG_1695

IMG_1655

Mais dua telas! E desta vez acrescentei 3 novidades ao meu processo.

IMG_1696

Usei para o fundo uma base que é chamada de Gesso Acrílico, mas não é aquele gesso de parede que conhecemos, este parece uma tinta branca, mas que na verdade dá a base para as outras tintas. Percebi que as cores ficam mais fiéis e mais vibrantes, as misturas diretamente na tela acontecem com mais facilidade.

Outra novidade é que finalmente sai do conjunto de pincéis básicos (Tigre) e agora estou usando dois pincéis sintéticos da Sinoart. Os sintéticos garantem manter o formato por mais tempo, comprovo isso. Mas claro os pincéis Tigres que usei não são referência e preciso de mais tempo para testar, mas adianto, eles trouxeram uma precisão muito superior. Aprendi uma frase com uma senhora da Condor dando aula de pintura em um canal, ela disse, “O pincel é sua ferramenta, não tenha medo de gastar!” “Ferramentas baratas produzem um resultado barato.”

Ao invés da água, estou usando um líquido chamado Medium Acrílico, ele promete retardar a secagem da tinta acrílica, deixando um pouquinho mais parecido com a tinta óleo. Notei que ele cumpre o papel destinado, algumas gotas na tinta em meu godê e ela fica mais fina. Como a água, se quiser alcançar mais transparência é só aumentar a quantidade do medium. Existe o medium gloss que deixa a tinta ainda mais viscosa, esta sim promete deixar a tinta acrílica ainda mais próxima do óleo. Vou testar e depois posto sobre este último!

Sobre as pinturas, foi mais uma grande aula. Foram muitos erros, mas também aprendi bastante. Com medo de cometer um erro irreversível, cheguei a deixar a pintura do gigante parada por dois dias. A do dragão, cheguei a cogitar em amassar e jogar no lixo. Mas isso vai contra o que eu costumo dizer aqui no meu blog. Calma, persistência e disciplina são o combustível para qualquer tarefa. A pintura do dragão foi inspirada em um desenho que fiz quando tinha 15 anos. 🙂 Considero que evolui mais um pouquinho.

Processo:

 

Eu sou designer de som sim senhor! :)

Uma das minhas grandes paixões sempre foi criar músicas. As vezes fazia isto com a boca mesmo, nada do velho clichê cantando no chuveiro eu faço mais a linha beatbox. Eu já tive alguns bons instrumentos como, violão, flauta, umas 3 guitarras e 5 teclados. O meu preferido sempre foi o teclado, mais especificamente os sintetizador, o melhor que cheguei a ter foi um Alesis QS6.1, olha ai em baixo a foto do bichão! Eles trazem recursos sonoros e facilitam a composição mesmo para quem não entende nada de música.

qs61

Se você me perguntar se eu sei tocar algum destes instrumentos prefiro dizer que não sei. Se me pedir para tocar a música de alguma banda vou dar risada e fazer igual ao leão da montanha, saída pela direita. Mas então como diabos ele faz música já que ele não conhece as notas nem toca música de ninguém? A verdade é que eu recorro a beleza e a harmonia dos sons misturado ao meu gosto pessoal e meu conhecimento técnico em som. Tipo poeta que não sabe escrever, conhece algum?

Uma das minhas primeiras trilhas sonoras bem sucedidas e quando digo isso foi aquela que consegui construir do inicio ao fim, foi a que eu fiz para o Monstros vs Robôs, um livro interativo que desenvolvi para iOS e Android que também fiz sem saber programar, verdade, o não saber nunca me segurou por muito tempo. O que mais me incentivou a fazer as músicas foi a falta de opções para se comprar na internet.

960x320withoutSeal
Monsters vs. Robots, my first app/game – 2014

Conheci várias ferramentas eletrônicas como o Fruit Loops e o Reason, mas as ferramentas que uso hoje para compor minhas trilhas vão desde o Audacity (ferramenta de edição de som gratuita), Meu amado Garage Band, Apps diversos no meu iPad e meu controlador midi que uso para compor a melodia central. Depois que me acostumei com o processo e com estas ferramentas não parei mais de compor e hoje produzo músicas para praticamente todos os jogos que faço.

Mas e as influências? Eu vou te dizer que gosto de todos os bons sons, aqueles com harmonia, não ligo muito se é pop, rock, metal, clássica, sertanejo, techno, rap, funk… É só não esquecer da palavra harmonia que tá tudo bem!  E na hora de compor aquele bom e velho silêncio é sempre bem vindo!

Cadê as músicas??? Taqui ô, alguma tá?!:

Comenta ai e me diz o que achou, só não vem com aquelas frases, como músico você é um ótimo ilustrador hehehe. Dai vou ter que te dizer que quando comecei a ilustrar eu também não sabia ilustrar, não conta pra ninguém em!

Ataque Pirata – Pintura Acrílica sobre tela.

Eu sei, eu exagerei! Pegar uma das minhas melhores ilustrações para fazer uma releitura em acrílico é um tanto cedo. Mas como eu costumo dizer, um bom desafio é aquele que imprime dificuldade.

Desta vez tentei deixar o traço mais livre, nem mesmo um guia a lápis eu fiz. Deixei tudo a cargo das pinceladas. Meu objetivo é alcançar o estilo do movimento do impressionismo. Difícil para mim que venho dos detalhes, se observar minhas ilustrações todas trazem muitos detalhes.

Não acho que tenha conseguido me livrar dos detalhes ainda. Mas meu bloco de telas que tinha 10 telas agora só tem 7. Cada tela, ou melhor, a cada pincelada acredito que evoluo mais um pouco. Peço desculpas por não registrar apropriadamente este trabalho, mas a velocidade me impediu de tirar mais fotos, no total foram 3 horas aproximadamente.

Como você deve saber, o movimento ficou conhecido por desrespeitar as regras acadêmicas da época. O objetivo era captar a essência do momento através de pinceladas rápidas sem se preocupar com detalhes. A obra que tem me inspirado é uma do Monet: Sol Nascente. Acho que é a que mais retrata aonde eu gostaria de chegar.

As cores:
Preto
Branco
Vermelho da China
Amarelo
Ocre

Ainda estou no meu set básico de pincéis (Tigre). Estou ansioso para usar o anti-secante que comprei para misturar a minha tinta acrílica. Na próxima pintura tentarei usar ele e faço comentários de como foi minha experiência.

Robô Meca – Pintura acrílica sobre tela.

Eu poderia começar pintando maças, flores e coisas comuns, mas quando você pinta aquilo que você gosta o aprendizado fica mais prazeroso. O importante é sempre ler ou assistir videos sobre o assunto, assim você fica por dentro de técnicas e produtos que auxiliam a pintura. Nesta semana visitei um museu de arte em minha cidade, foi absolutamente incrível ver obras pintadas a óleo bem de perto, uma visita como esta é uma grande aula.

Robô Meca, esta pintura foi inspirada em uma pintura digital de minha própria autoria. O que aprendi aqui. Não há como atingir o mesmo nível de detalhes, a minha pintura digital tem aproximadamente 70x50cm, e no computador manipulamos pixels, posso aproximar a imagem até 1000 vezes. Então, mesmo se eu pintasse com agulhas eu provavelmente não conseguiria chegar no mesmo nível, pelo menos não tão cedo.

Mas é isso que é divertido na pintura, essa sugestão de imagens pelas cores. É fazer o espectador acreditar que está tudo ali sem de fato estar. Para finalizar, eu busquei detalhes, mas confesso que na metade do caminho eu já tinha ficado bem satisfeito com o resultado que estava vendo. Era mais solto. Mas eu sabia que eu precisava continuar, afinal o propósito é estudar! Erros para mim são degraus.

As cores que usei foram:
Vermelho da China
Amarelo
Azul Ultramar
Branco Titanium
Preto

Ainda estou nos pincéis comuns da linha Tigre, estou com pena de usar os novos que comprei… Levou aproximadamente 6 horas divididas em 3 dias.

Fica o registro do processo de mais esta pintura. Espero que gostem!

 

 

8 anos de Deviant Art

Parece que foi ontem quando conheci o Deviant Art. Na época um site aonde pequenos artistas colocavam seus trabalhos, não era tão famoso, sites como o cgtalk e o conceptorg ficavam com os artistas mais famosos.

Hoje o Deviant Art abriga artista de todas as grandezas! Fazia tempo que eu não entrava em minha conta, encontrei até pedidos renumerados para usarem minhas artes, só que os pedidos tem mais de 11 meses 😓! Será que ainda vale?

Ei que tal uma visitinha no meu Deviant Art? Tem meus grandes trabalhos lá. Não esquece de deixar um oi para mim!

amoraleite.deviantart.com