Programar é difícil!

Fazem exatos 17 meses que meu amigo, sócio e também meu professor de Unity optou por carreira solo. Neste tempo eu tive que me virar rapidamente para aprender programação C# afim de manter o meu negócio e também o desejo de fazer meus próprios jogos. Para aqueles que acompanham minha carreira sabem que adoro aprender coisas novas, mas este sem dúvida está sendo um dos meus maiores desafios até agora.

Um feedback do professor, “Realmente tu teve uma evolução muito boa!” O fato é que estou longe de alcançá-lo, e provavelmente não o alcançarei nesta vida. Ele estudou muito tempo para se tornar um excelente programador. Já eu venho da arte, meu cérebro durante anos foi preparado para o lúdico, criativo e não para o lógico. Digo isto em parte, pois eu adoro um novo desafio. Outro fato é que a programação é muito extensa, quero dizer, com inúmeras finalidades. Eu quero apenas o suficiente para criar meus jogos.

O que aprendi até agora me deu autonomia para reprogramar, programar e melhorar 16 dos meus jogos. Alguns fiz completamente do zero como o Monstros vs Robôs e o Animais no Planeta. O editor, no meu caso a Unity me ajudou bastante. Ferramentas de visual script como o Bolt e o PlayMaker me auxiliam a entender a lógica. A cada passo o C# fica mais claro em minha mente. E como eu sempre repito, a prática leva a perfeição.

Quer ver o que consegui fazer? Clica ai embaixo! 😉

Por um vale transporte e um prato de comida.

Quando eu percebi que o negócio de vender marcas animadas em 3D estava com os dias contados, eu fui atrás de agregar mais conhecimento nesta carcaça. Nesta época a internet ainda estava engatinhando, além de cara e lenta o conhecimento não era nem perto de como é divulgado hoje, não existia nem o google, nem o Youtube. Tudo estava em livros raros, caros ou em inglês, muitas vezes nada didáticos, neste tempo difícil, minha melhor alternativa era buscar conhecimento com os poucos colegas de mercado e com os que estavam dispostos a dividir o que sabiam comigo. Aqueles que eu chamo carinhosamente de professores.

Foi com estes poucos professores de profissão que naquela época eu conheci a edição não linear e a finalização de vídeo, fitas, botões, monitores CRTs e computadores Pentium DX4… Para me introduzir neste mercado aceitei um tipo de estágio não oficial, fui remunerado com uma vale transporte e um prato de comida. Era isso mesmo, eu trabalhava por transporte e comida. Como eu disse, naquele tempo adquirir conhecimento nunca foi uma tarefa fácil. Mas quer saber, ainda hoje chamo de professor todos aqueles que dispõem a me ensinar algo. Algo, me refiro a tudo e não somente a coisas relacionadas a tecnologia. Se eu te chamei de professor algum dia, fica aqui meu carinho e meu muito obrigado.

Hoje temos fartura da informação, basta se ligar no Youtube e aprender algo novo, basta digitar no google e BOOM! Está tudo ali! Esta facilidade de hoje é mesmo encantadora e ao mesmo tempo preocupante. Cuidado com aqueles que oferecem terrenos no paraíso em troca do seu dinheiro ou do seu tempo. Quando trabalhei em uma grande empresa de produção de jogos uma frase chegou até meu conhecimento, era assim: Vamos contratar, pagar pouco e depois demití-los em menos de 2 anos… Quem é que não vai querer trabalhar aqui? Justo? A resposta é sua, mas eu tomei minha decisão quando aceitei um prato de comida e um vale transporte no meu passado.

Se é fácil para você é fácil para os outros.

Amora

Batman x Coringa

Hoje foi um dia de exercícios na pintura tradicional! Um post rápido para mostrar o processo e o resultado final. 😁

Obrigado!

Monsters vs. Robots, meu primeiro aplicativo que desenvolvi sozinho, 2014.

Escrevo este texto aos amigos e colegas que acompanham meus trabalhos. Ok! Também aos pernilongos que picam bebem o sangue e vão embora…
Estou feliz! Finalmente estou dando sequência ao re-make do meu livro interativo Monstros vs Robôs. Aplicativo que foi um marco na minha produção independente como amoraleite.com. Anteriormente feito em LUA com o motor Corona, agora estou portanto ele para a Unity em C#. Com tudo que eu aprendi até agora espero melhorar bastante o resultado final.

A verdade é que minha mente inquieta e quase louca me faz trabalhar em 4 projetos pessoais simultaneamente. Com intuito de estudar, mas acima de tudo, lançar um game ainda melhor, alterno meus pensamentos entre todos estes jogos. Me faz um bem ir e voltar entre os projetos, melhoro meu olhar critico quando retorno a cada um deles. Sem perder tempo eu mantenho minha característica principal, a de ser decidido. Eu sempre busco a conclusão de cada projeto. É o que dizem, para o céu ou para o inferno o caminho é sempre mais rápido quando se está sozinho.

Recomendo fortemente a vocês seguirem minha fan page: amoraface.
Estou sempre postando novas imagens e detalhes de todos os projetos. Tento colocar diariamente cada resultado, as vezes demora um pouco mais devido a pequenas paradas para estudar ou atualizar minhas redes sociais. Algumas imagens dos outros 3 projetos que estou desenvolvendo logo abaixo, mas tenho que dizer, existe um 5º e talvez um 6º projeto… “Madness? THIS IS SPARTAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!”

WIP
WIP
WIP

#gamedeveloper #educationalgames #indie #unity #corona #games #ios #android #pixelart #gameart #amoraleite #gameforeveryone #casualgames #jogos #art #iphone #ipad #ubisoft #jogosbrasileiros