Viver de arte…

Quer viver de arte? Viver de arte é um trabalho como outro qualquer, exige dedicação e estudo, muito estudo. Como qualquer outro trabalho você tem que gostar do que faz. Quando você trabalha naquilo que gosta sua vida fica mais leve, e seus objetivos mais claros.

“Trabalhe com o que você ama e nunca mais precisará trabalhar na vida.”

Confúcio

Não sabe por onde começar? Esta talvez seja a área mais barata para se começar. Não é necessário computadores, equipamentos nem softwares. Apenas lápis e borracha e uma folha de papel. O seu primeiro desenho será o seu primeiro passo, o segundo desenho será seu segundo passo…

“Uma longa viagem começa com um único passo.”

Lao-Tsé

Não se compare a outros artistas, siga seu caminho e todos os dias tente se superar. Até o final da sua vida você vai descobrir que a sua maior batalha vai ser sempre superar a si mesmo.

“Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas…”

Sun Tzu

Quando você estará pronto? Ninguém de fato está pronto, eles só atendem a uma demanda naquele momento. O mercado além de volátil é cruel, querem apenas aproveitar o momento para ganhar mais alguns tostões.

“É melhor estar preparado para uma oportunidade e não ter nenhuma, do que ter uma oportunidade e não estar preparado.”

Whitney Young Jr.

Te dizem que você não é muito bom, dizem que talvez você não deveria nem tentar por que não vai conseguir. Alguns te ridicularizam? Transforme as críticas em carvão para sua fornalha. E saiba que até o último dia da sua vida os críticos virão aos montes. E a maior parte das vezes são eles que irão te pagar.

Sua mente é como um barco, e você é o capitão que decide quem embarca ou não.

Amora

Você diz que se esforça muito, estuda todos os dias… Que mau tem tempo para respirar. E suas dificuldades são infinitas. Estes pensamentos passaram pela minha mente, o que fiz foi estabelecer pequenas metas. Com metas menores a recompensa vem mais rápido. Evite a frustração.

“Seja como a água que abre caminho através das pedras: não se oponha ao obstáculo; contorne-o!”

Bruce Lee

Dedico este post aos pequenos e novos artistas que seguem minhas redes e meus trabalhos e buscam crescer em suas habilidades. Não tenham medo nem dúvida, vocês vão conseguir. Eu acredito em vocês. Estas frases acima me ajudaram durante minha carreira e minha vida, espero que ajude vocês também.

See? That was nothing. But that’s how it always begins. Very small.

big trouble in little china
Meu primeiro desenho.

Alguns desenhos de 8 – 20 anos.

Programar é difícil!

Fazem exatos 17 meses que meu amigo, sócio e também meu professor de Unity optou por carreira solo. Neste tempo eu tive que me virar rapidamente para aprender programação C# afim de manter o meu negócio e também o desejo de fazer meus próprios jogos. Para aqueles que acompanham minha carreira sabem que adoro aprender coisas novas, mas este sem dúvida está sendo um dos meus maiores desafios até agora.

Um feedback do professor, “Realmente tu teve uma evolução muito boa!” O fato é que estou longe de alcançá-lo, e provavelmente não o alcançarei nesta vida. Ele estudou muito tempo para se tornar um excelente programador. Já eu venho da arte, meu cérebro durante anos foi preparado para o lúdico, criativo e não para o lógico. Digo isto em parte, pois eu adoro um novo desafio. Outro fato é que a programação é muito extensa, quero dizer, com inúmeras finalidades. Eu quero apenas o suficiente para criar meus jogos.

O que aprendi até agora me deu autonomia para reprogramar, programar e melhorar 16 dos meus jogos. Alguns fiz completamente do zero como o Monstros vs Robôs e o Animais no Planeta. O editor, no meu caso a Unity me ajudou bastante. Ferramentas de visual script como o Bolt e o PlayMaker me auxiliam a entender a lógica. A cada passo o C# fica mais claro em minha mente. E como eu sempre repito, a prática leva a perfeição.

Quer ver o que consegui fazer? Clica ai embaixo! 😉

Por um vale transporte e um prato de comida.

Quando eu percebi que o negócio de vender marcas animadas em 3D estava com os dias contados, eu fui atrás de agregar mais conhecimento nesta carcaça. Nesta época a internet ainda estava engatinhando, além de cara e lenta o conhecimento não era nem perto de como é divulgado hoje, não existia nem o google, nem o Youtube. Tudo estava em livros raros, caros ou em inglês, muitas vezes nada didáticos, neste tempo difícil, minha melhor alternativa era buscar conhecimento com os poucos colegas de mercado e com os que estavam dispostos a dividir o que sabiam comigo. Aqueles que eu chamo carinhosamente de professores.

Foi com estes poucos professores de profissão que naquela época eu conheci a edição não linear e a finalização de vídeo, fitas, botões, monitores CRTs e computadores Pentium DX4… Para me introduzir neste mercado aceitei um tipo de estágio não oficial, fui remunerado com uma vale transporte e um prato de comida. Era isso mesmo, eu trabalhava por transporte e comida. Como eu disse, naquele tempo adquirir conhecimento nunca foi uma tarefa fácil. Mas quer saber, ainda hoje chamo de professor todos aqueles que dispõem a me ensinar algo. Algo, me refiro a tudo e não somente a coisas relacionadas a tecnologia. Se eu te chamei de professor algum dia, fica aqui meu carinho e meu muito obrigado.

Hoje temos fartura da informação, basta se ligar no Youtube e aprender algo novo, basta digitar no google e BOOM! Está tudo ali! Esta facilidade de hoje é mesmo encantadora e ao mesmo tempo preocupante. Cuidado com aqueles que oferecem terrenos no paraíso em troca do seu dinheiro ou do seu tempo. Quando trabalhei em uma grande empresa de produção de jogos uma frase chegou até meu conhecimento, era assim: Vamos contratar, pagar pouco e depois demití-los em menos de 2 anos… Quem é que não vai querer trabalhar aqui? Justo? A resposta é sua, mas eu tomei minha decisão quando aceitei um prato de comida e um vale transporte no meu passado.

Se é fácil para você é fácil para os outros.

Amora

Batman x Coringa

Hoje foi um dia de exercícios na pintura tradicional! Um post rápido para mostrar o processo e o resultado final. 😁