Math Command Earth Defense

Inscrições abertas para o primeiro campeonato de jogos da amoraleite.com

Alô Arroio dos Ratos e Parque Eldorado!

Quer ganhar um Nintendo 2DS neste natal!? HO! HO! HO! Está no lugar certo!

Para participar compre o jogo Math Command Earth Defense nos links abaixo e faça sua melhor pontuação até o dia 24 de Dezembro de 2019.

Atenção as regras!

  • (Importante!) Os prêmios abaixo valerão conforme o número de inscritos até o dia 10 de Dezembro juntando as duas plataformas, Android e iOS, confira a lista abaixo dos prêmios. Portanto avise seu vizinho, sua tia, seu avô, seu cachorro o gato do vizinho…! Quanto mais inscritos melhores prêmios!
  • Inscrições até o dia 10 de Dezembro de 2019, esta data determina quais tipos de prêmios serão dados aos vencedores.
  • Valido apenas para moradores do Parque eldorado e de Arroio dos Ratos.
  • A pontuação será lida no dia 24 de Dezembro de 2019 as 10:00 da manhã em ponto. Imagens das telas de placares serão registradas com meus aparelhos telefônicos iOS e Android. Não valerá quaisquer outras amostra de pontuação de outros aparelhos ou de outras pessoas que verbalmente ou através de images comprovarem a pontuação.
  • Os vencedores serão divulgados aqui no blog até no máximo dia 25 de Dezembro de 2019 com os seus nicknames de suas contas!
  • Os prêmios serão entregues nas casas dos vencedores até o dia 1 de Janeiro de 2020. Basta vir aqui no site, conferir o resultado, se você estiver entre os colocados envie um email com seu endereço, telefone e nome.
  • O prêmio será do dono do aparelho celular.
  • O vencedor que não entrar em contato para reclamar o prêmio até o dia 1 de Janeiro passa o prêmio para o próximo jogador do placar.

Perguntas frequentes:

O que é?
Um campeonato em um jogo divertido de matemática.

Aonde?
Em seu celular, Android ou iPhone.

Como eu ganho o nintendo 2DS?
Tendo mais de 100 inscritos e fazendo a maior pontuação até o dia 24 de Dezembro de 2019.

Até quando posso me inscrever? Comprar o jogo?
Até o dia 10 de Dezembro, que é quando eu vou somar o número de inscritos para fechar quais serão os prêmios finais.

Como eu vou saber quantas pessoas já estão inscritas?
Cada placar tem o número de jogadores inscritos como as imagens abaixo, basta acompanhar este número.

Quem controla este dados de pontos e número de inscritos?
A Apple e o Google tem um serviço que gerencia isso em seu celular. Chama-se Game Center e Google Play respectivamente.

Como você sabe se sou eu o vencedor?
No dia 24 de Dezembro vou olhar e registrar os placares do Android e do iOS, lá terá o seu apelido entre os jogadores. É você que terá que entrar em contato através do site aqui: https://amoraleite.com/about-me/

E no caso de empate? Farei um pequeno desafio surpresa para o desempate! Este desafio pode ser pontuar em outro dos meus jogos gratuitos…

Como você sabe aonde entregar o prêmio?
Ao final, quando o apelido estiver revelado como vencedor, você deve me enviar o endereço, telefone e nome por email.

O que eu posso ganhar?

Lista dos prêmios

Premiações para mais de 100 inscritos:
1º – Nintendo 2DS edição Mario Kart
2º – Video game SUP games portátil
3º – Boneco Nintendo (surpresa)
Do 4º ao 10º
camisetas temáticas de personagens tamanho M (tema surpresa)

Premiações de 50 a 99 inscritos:
1º – Video game SUP games portátil.
2º – Boneco da Nintendo (Surpresa)
3º – Camiseta temática M (surpresa)

Premiações de 10 a 49 inscritos:
1º – Boneco da Nintendo (Surpresa)
2º – Camiseta temática M (surpresa)
3º – Camiseta temática M (surpresa)

E se eu não tiver lido as regras ou se eu não atender a algum critério das regras?
Não ganha.

Até quando posso entra em contato para pegar meu prêmio?
Os prêmios ficarão comigo até o dia 1 de Janeiro. Se não entrar em contato o prêmio é repassado para o jogador com a pontuação seguinte.

Mas e se eu não ganhar?
Com certeza você terá um super game educativo e divertido que é o Math Command Earth Defense em seu celular, e no final você saberá ainda mais matemática que hoje! E algo me diz que este não será o último campeonato! 😉

Animais no planeta

A versão 1.3 do Animais no Planeta está pronta! E está recheada de novidades!

Com vocês a corujinha guia:

Captura de Tela 2019-10-03 às 17.16.48.png

Olá exploradores, estamos trabalhando para tornar este o melhor aplicativo sobre os animais que habitam o nosso planeta. Este é o nosso objetivo.
Um montão de melhorias nesta versão 1.3:
• Adicionamos mais um local para você visitar na America do norte e claro uma super trilha sonora para este local.
• Adicionamos mais 2 animais, o Veado e a Aranha!
• Sintetizamos ainda mais as informações do painel Info, vamos focar nas informações mais importantes.
• Organizamos cada animal segundo a classificação taxonômico de Lineu. Importante para saber como o animal é classificado em nosso mundo.
• Uma novidade legal! Agora quando você acha um animal, a foto verdadeira dele fica disponível no menu lista dos animais. Assim você vai ver a imagem do animal verdadeiro como ele realmente é!
Por favor divulguem para ajudar o nosso trabalho. E não esqueça de avaliar o aplicativo, é muito importante para nós. Estamos trabalhando em melhorias sempre! 
Cenário novo! Onde está a aranha?
0001 shot
Os ícones também ficaram bonitões! Uma pequena amostra:
Captura de Tela 2019-10-03 às 17.30.29.png

Uma novidade importante!

Nosso jogo foi descrito em dois veículos de comunicação importantes em nosso país! Confere lá a linda matéria que fizeram sobre o aplicativo!
1 – Macmagazine  2 – Tecmundo
Quer baixar o aplicativo é só clicar aqui:
google        applec

Simon diz…

kisspng-simon-merlin-scattergories-the-game-of-life-operat-colored-style-5ae58895ab37c2.1113914515249921497013Sabe aquele cidadão que fica no seu ladinho te dando aquela dica naquilo que você está fazendo? Pois é, este é o famoso papagaio de pirata ou como naquele jogo, o Simon que você deve fazer o que ele diz. Quando comecei com o negócio de vender marcas para clientes foi quando conheci aos montes esta personalidade. Mas a verdade é que fazer uma marca ou qualquer outro tipo de trabalho com um cliente ao seu lado pode ser doloroso e impagável. Hoje as pessoas são bombardeadas de informações transformando todo vivente em um potencial crítico de tudo.

Uma certa vez em um trabalho de edição de vídeo conheci um cliente assim. Na edição-não-linear você enxerga os pequenos clipes de video na tela e isto te dá a noção de que parte do filme se trata. Quando o cliente percebeu isto ele começou a operar minha mão literalmente, Simon diz… Esse fica ali, Simon diz… Este outro ali… O mais engraçado é que eu não atendi nenhum pedido dele, nadinha! Não por maldade, mas porque literalmente o que ele pedia não fazia sentido. A parte engraçada da história era que quando eu dava o play para visualizar o filme editado ele dizia, está perfeito! E ainda completava, sua profissão é muito fácil em!? É só apertar botões… 😄🙄

Manter a calma neste momento é crucial. E com a minha experiência adquirida eu te digo, é comum o cliente não saber o que ele quer, é comum ele querer participar, é comum ele querer ditar, o que não deve ser comum é você permitir que o trabalho seja feito da maneira errada só porque você está com medo de perder o trabalho, lembre-se, afinal você trabalha com isso, você estudou para isso, então posicione-se. Agora se você é um chutador, então entra em campo e começa a chutar com o Si Continuar lendo “Simon diz…”

É meu aniversário, me dá um presente? :)

sprite_logo-05Dia 2 de agosto é meu aniversário, 43, como o tempo voa! Mas o melhor presente que eu poderia ganhar é o lançamento do aplicativo que estive desenvolvendo sozinho durante os últimos 4 meses. Animals on the planet. Este aplicativo que é fruto da minha força e persistência de acreditar e nunca desistir. Também tem um sabor especial porque coloca a mim artista de longa data no caminho da programação, outra área de grande importância no desenvolvimento de jogos. Fica o meu testemunho para os amigo artistas, ligar a área lógica do cérebro não é uma tarefa fácil.

Eu tenho muita empatia pelos animais que sofrem muito com aquilo que nós chamamos de “progresso”. Sofrem quando nos alimentam e quando nos alimentamos deles, sofrem quando nós os abandonamos, quando empurramos eles para longe de suas casas para colocar as nossas casas, quando os aprisionamos, enfim… Toda essa triste realidade me fez criar este aplicativo. Meu objetivo é contar um pouquinho mais sobre estes animais. Mas sinceramente, acredito que quando falamos mais sobre os animais, eles estarão mais presentes em nossos pensamentos guiando nossa consciência para fazer o que é certo.

Animals on the planet é um aplicativo que fará os pequenos viajar em diversos locais do planeta, explorando e conhecendo melhor estas magníficas criaturas que são os verdadeiros donos do planeta. Construi o aplicativo para ser modular, então mais animais e novos locais vão aparecer nas próximas atualizações. Além da exploração, adicionei um divertido game quiz para praticar o conhecimento adquirido no aplicativo, e é claro um extenso material didático específico de zoologia. Muita pesquisa, muitos detalhes e muita paixão foram adicionados no desenvolvimento deste aplicativo. Agora estou te pedindo um presente de aniversário. Baixa ele e dá aquela força para este desenvolvedor indie que nunca desiste!? 🙂

applec

Multi man

image.png

Quando entrei no mercado de entretenimento definitivamente eu não estava dando as cartas. Não pude escolher as portas certas para alavancar minha carreira. As disponíveis para mim eram portas distantes, outras apertadas demais e outras verdadeiras armadilhas. Frente a essa realidade eu tive que me adaptar as circunstâncias, e como eu costumo dizer, a cada novo desafio eu tive que inserir um novo módulo de conhecimento nesta carcaça. Somente desenhar não me garantiria minha própria sobrevivência.

Pessoas do meu círculo acham que eu tenho um don divino, que fui abençoado, ou que eu tenho a facilidade de perceber, de resolver, de entender algo que está na minha frente. Talvez eu seja abençoado, mas o fato é que tudo isso é fruto de muito estudo, horas lendo sobre assuntos diversos que se conectam quando eu preciso deles. Frases que me foram ditas e que eu cuidadosamente armazenei em minha mente. Mantenho uma frase em meu whats que me ajuda a organizar o que é dito a mim, é a seguinte: Como um barco a sua mente leva o que você escuta e você como capitão decide quem embarca ou não.

Multi man é o que eu sou hoje. Me tornei um generalista com muitos módulos de conhecimento. Da arte a programação, da animação a ilustração, da edição de vídeo ao design de som, da produção ao game design entre outras skills que guardo com carinho… Para me manter vivo me modifiquei, me reinventei. E por isso, hoje sou capaz de fazer meus próprios jogos completamente sozinho, muitos com qualidade superior a muitos estúdios com dezenas de pessoas, sou capaz de elevar um projeto a um nível que você jamais imaginou. Mas é quando eu coloco meu coração que transformo um camarão em um Kraken!

Falando em jogos, te convido a olhar a página do meu novo projeto: https://amoraleite.com/portfolio/animals-on-the-planet/

 

Cobre o justo ou não cobre!

value.jpg
Quando eu quis ingressar no mercado, aconteceu comigo o que acontece com a maioria dos profissionais iniciantes, uma ansiedade para entrar o mais rápido possível no mercado de trabalho. Muitas vezes o caminho mais óbvio e fácil para forçar esta entrada é a desvalorização do seu próprio trabalho, em outras palavras, cobrar barato. Acontece é que isto alimenta um circulo vicioso e perigoso. Em resumo, cedo ou tarde isso voltará contra você e quando tentar cobrar o justo provavelmente não irá conseguir.

Gostaria de dizer que eu não fiz isso em minha carreira, mas o fiz. Parte porque eu precisava pagar minhas contas, parte por medo de não ser aceito no mercado, e claro, parte por falta de experiência. Me lembro que quando comecei a criar marcas, eu conseguia vende-las por até 2k! Hoje tem profissionais cobrando 5 dólares por 3 versões da marca, e olha que o resultado não é ruim… O que eu quero dizer com isso é que cada vez mais você terá que entregar mais por menos. Um dos meus professores uma certa vez me disse: O desconto é a cocaína do mercado. O cliente uma vez viciado, sempre vai querer mais.

Eu também já recusei trabalhos que o cliente queria aplicar um preço não compatível com o mercado, mesmo precisando do dinheiro. Destes trabalhos que eu recusei, o que soube depois é que o cliente conseguiu um preço ainda mais baixo do que ele mesmo buscava, claro, com qualidade a desejar. Então você pergunta: se eu me recusar a cobrar barato outro profissional irá fazer o trabalho que poderia ser meu? Vai. Está cultura já está impregnada no mercado. Mas o que deixo aqui para você refletir é: valorize-se,
e não deixe que digam o quanto você vale, só quem pode dizer isso é você mesmo.

Criatividade é algo divino?

creacion-de-la-rueda-culturas-prehistoria-pintado-por-franking-9802891Para explorarmos um pouco este assunto, precisamos entender um pouco o que acontece quimicamente em nosso cérebro. Na ciência o que mais fica em evidência quando falamos de criatividade e cérebro são as sinapses. Cientificamente, é o local de contato entre neurônios, é onde ocorre a transmissão de impulsos nervosos de uma célula para outra. Uma espécie de pequena ponte entre um neurônio e outro. Mas o que isso tem a ver com criatividade? Segundo a ciência, quanto mais pontes existir entre estes neurônios, mais rápido as informações vão se cruzar e se conectar.

Mas antes de contar com as sinapses, as tais pontes, é necessário construir um grande banco de dados, as referências coletadas em sua vida. Quanto mais referências mais matéria bruta você terá para cruzar e criar. Mas muitas vezes estas referências estão numa área do cérebro em que mesmo você não terá acesso, o inconsciente. E é de lá que ingredientes especiais são adicionados como numa vitamina que batemos em um liqüidificador. Lá as informações perdem a estrutura como conhecemos, ganham novas formas e significados, um verdadeiro caos.

Falar de criatividade renderá com certeza outros posts, mas me atendo ao assunto, posso afirmar que criar é um exercício diário e que exige muita organização em sua mente consciente e caos no inconsciente. Divino não é? O fato é que se você parar e pensar nós modificamos as coisas desde o princípio, e tudo que fazemos nada mais é do que a evolução de algo que já existe. Uma nota a mais, uma linha a mais, um número a mais… E voilà! As vezes nos faltam referências para chegar na origem, então definimos como inspiração divina ou algo genuinamente criativo.  E você o que você acha?

 

 

Ursinhos Carinhosos é o que faz sucesso!

bearsloveMe recordo que eu tinha um amiguinho de escolinha que desenhava os Ursinhos Carinhosos, as meninas passavam o recreio todo correndo atrás dos desenhos dele, ou será que era dele? Enfim, ele era um sucesso! Os meus desenhos eram tipo, olha parece que ele sabe desenhar… Mas porque será que ele não desenha? A verdade é que eu nunca fui de seguir tendências ou copiar personagens famosos, e quando o fazia, eu normalmente colocava estes personagens famosos para lutar contra os meus, seria um tipo de recalque dos Ursinhos Carinhosos? Não…

5FF0BC08-E94A-49B4-8F94-F479FFA8707F.JPG

Pela minha experiência posso te afirmar, as empresas do entretenimento em geral, precisam muito mais de mão de obra para tarefas corriqueiras do que artistas criativos. Em outras palavras, se você é capaz de replicar um estilo de arte você terá mais oportunidades de trabalho do que criando suas próprias idéias. Criar algo novo não é uma tarefa fácil, e criar algo que agrade ao maior número de pessoas é ainda mais difícil. Até mesmo as grandes empresas como a Ubisoft por exemplo, investem milhões em pesquisas e protótipos que nunca vão chegar a ver a luz do dia.

how-angry-birds-started-infographic.png

Mas Amora e se mesmo assim eu ainda quiser criar ao invés de copiar? A resposta que tenho para você é: será um caminho mais difícil, porém, se você tiver sucesso muito provavelmente você será lembrado para sempre. É isso que você quer? Então siga seu sonho e não copie os Ursinhos Carinhosos.

Cobrei errado!

price.jpgChegar ao valor correto do seu trabalho é algo que exige um pouco mais do que comparação com os concorrentes locais e gastos de produção. É preciso conhecer o seu valor de mercado, o uso do trabalho e o cliente. O seu valor de mercado vai depender de seu currículo e tempo de mercado. O uso do seu trabalho é para saber aonde ele será veiculado e por quanto tempo. Uma palavrinha que aprendi um pouco tarde, “buyout”, que é quando cedemos todos os direitos de uso para o comprador. Se você não assinou nada com o cliente e não deixou isso claro de alguma forma contratual, automaticamente o serviço que você prestou já é considerado buyout, ou seja, é dele para sempre.

Mas por que devo conhecer também o cliente? Isso faz sentido quando você quer tirar proveito de uma negociação. E isto não é errado, afinal estão todos tirando proveito de alguma forma de você e do seu trabalho, coisas do mundo humano. Uma história que me recordo em meu começo de carreira foi quando orcei um trabalho para o BB (Banco do Brasil), era um curta de seus 8 a 12 minutos de animação 3D, eu cobrei 2 mil, que na época era algo muito abaixo do mercado mas bastante suficiente para mim. Meu orçamento foi recusado. Alguns anos depois fiquei amigo do diretor de Marketing do BB, responsável pela contratação dos trabalhos externos. Em um momento oportuno eu perguntei sobre o motivo do meu orçamento ter sido recusado, ele respondeu, o seu portfólio era o melhor mas o seu preço estava barato demais e desconfiaram se você teria capacidade para fazer o trabalho.

Quer saber quais eram os outros valores? 

  • Eu = 2mil
  • A produtora que iria me contratar para fazer o serviço = 6 mil
  • Outro artista = 12mil

Vencedor: Outro artista.

Seguido chegavam orçamento diretos a mim que eram recusados e consequentemente as produtoras que fechavam os negócios me chamavam para fazer o trabalho. Era uma espécie de pacto oculto de mercado. Certa vez em uma destas produtoras cheguei a perguntar o porque de não pegarmos os cliente diretamente já que a agência não estava fazendo nada. Não generalizando, porque tem agências que são verdadeiras guerreiras. Mas a resposta do meu colega foi, porque dai não pegamos mais trabalhos… É uma cadeia alimentar. A agência ganhava 3x, a produtora 2x, eu ganhava meio x quando eu estava com sorte, e a TV, bem a TV ganhava em y e não dava para contabilizar 😉

Foi meu sobrinho quem fez!

sobrinho.jpgDepois de formado em design eu via oportunidade em todos os lugares, isto por causa dos muitos trabalhos ruins que eu observava no mercado. O fato é que quando se trata de trabalhar para o mercado, os clientes querem de alguma forma participar do resultado, mas as vezes eles exageram e algo sai muito errado… Alguns trabalhos ficam tão ruins que parecem ter sido feitos por algum sobrinho queridinho de alguém. E isso me faz lembrar de uma história do meu velho professor de design gráfico.

Conta ele que um dia foi atender um cliente dono de uma rede de postos de gasolina. Quando perguntou ao cliente qual era sua expectativa ele respondeu: eu queria contemplado todos os serviços do meu posto nesta marca, troca de óleo, calibragem, loja de conveniência, lava rápido, enfim, uma marca que mostre cada serviço que meu posto oferece. Educadamente ele disse: pois não, vou apresentar 3 propostas para você escolher. No dia da apresentação o cliente reprovou todas as propostas e para deixar tudo mais inconveniente ele tirou um papel do bolso e disse: meu sobrinho fez este desenho e é assim que eu quero. Meu professor educadamente se levantou e disse, infelizmente eu não posso atender você, passar bem! Em outras palavras, então deixe o pirralho fazer!

É como aquela frase, o sujeito compra o cachorro e quer latir por ele. O fato é que hoje há cada vez mais críticos de arte. Você pode ter a técnica, o talento, o bom gosto, mas no final se você não souber conduzir o trabalho, é possível que o seu trabalho seja feito pelo sobrinho espertinho de alguém. Conduzir o trabalho significa mostrar aquilo que você aprendeu com segurança. Prepare seu discurso, compreenda os termos usados no mercado, comunique-se sem medo, e finalmente conduza o trabalho. Deixar outra pessoa conduzir o seu trabalho é atestar a sua incompetência, e isso certamente será transmitido para o resultado final do trabalho.