amoraleite.com

Eu já joguei um jogo! Será?

Tela final do jogo Hallow Knight

Uma reflexão sobre o que pode realmente significar jogar um jogo. Eu tenho uma lista de jogos que joguei até hoje quase interminável, desde dos anos 80 joguei muita coisa, pouco provável que eu consiga me lembrar da maioria, talvez os mais marcantes, aqueles que me fizeram realmente viajar através do meu tempo. Talvez pela dificuldade em adquiri-los, na minha infância jogar um jogo significava jogar ele do início ao fim, sabe? Se fala zerar , finalizar ou virar… Eu chamo isso de consumir a experiência por completa.

Hoje com a pirataria e a oferta de jogos no mercado, alguns indivíduos tem mais jogos no HD do que horas de vida para jogar, mesmo assim se perguntar eles vão responder que já jogaram todos… Isso imediatamente me faz lembrar de quanto tempo eu dediquei para terminar alguns destes jogos. Então cabe a pergunta, será mesmo que eles já jogaram o tal jogo? Jogar um jogo e não terminá-lo é como assistir um filme e se levantar antes do desfecho final. Um bom game designer com certeza prepara o fim para ser memorável.

Recentemente joguei 3 grandes jogos Indies. Inside, Katana Zero e Hallow Knight. 3 obras da maior grandeza. Se não tivesse chegado ao final de cada um deles eu com certeza diria que estou jogando e não que eu joguei. O último, um metroidvania me consumiu 60 horas para chegar até o desfecho final da história. Como profissional Game Designer digo, é como fazer uma pós graduação específica em cada estilo de jogo. Eu garanto, nenhum curso vai te ensinar com tanto impacto como quando você joga o jogo na integra.

Sem generalizar, sabemos que há jogos que a proposta é apenas a casualidade e não é o meu ponto aqui nesta reflexão. Mas há jogos curtos como o journey that game company que terminei em menos de 3 horas… Seu tempo de jogo nem está dentro dos padrões de tempo dos jogos atuais por ser muito curto, mas eu já vi muita gente dizendo que jogou sem nem se quer sair da primeira fase. O fechamento brilhante deste jogo é com certeza a parte mais eletrizando do game e o que me faz com orgulho dizer, joguei o Journey. 😉

#hallowknight #inside #katanazero #jorney #indie #gamer #amoraleite

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s