Pintura com tinta Acrílica

Nestes últimos dias tive uma dor na coluna que me afastou do computador, este problema me levou a querer experimentar outras formas de arte que me colocasse em outra postura, por exemplo em pé. Sempre tive muito receio em desenhar em pé, estou tendo que reaprender a olhar o plano.

Já tinha visto algumas pinturas em acrílico e sempre considerei que algum dia tentaria. Pois bem, este é o dia! Primeiro precisei montar um material básico. Um pacote de tintas primárias, um set de pincéis padrão e um bloco para testes. Com isto comecei a brincar um pouco e percebi que eu ia amar continuar.

Depois de alguns testes e erros resolvi partir para uma pintura completa. Eu resumo o início em MEDO, neste universo sem o “crt-z”, qualquer erro e a pintura pode estar perdida, ainda existem alguns recursos para poder salvar a pintura como transformar a área em outra coisa ou cobrir depois de seco, mas considere que estes paliativos as vezes só pioram o resultado final.

Alguns cuidados e técnicas que aprendi até o momento:

  • O formato do pincel é um dos grandes responsáveis por muitos efeitos que você vê por ai. (nuvens, folhas, flores e outros)
  • A quantidade de água junto a tinta determina a opacidade da cor. Também percebi que um pincel mais hidratado leva o traço mais longe.
  • Acrílico é água.
  • Considere comprar um set básico de cores, aprenda a misturar as cores. Minha noção do digital me ajudou, mas ter o resultado das misturas em sua mente vai previnir erros de encontros tonais.
  • Comece com um esboço! Desde o digital eu sempre faço um pequeno estudo do que eu quero pintar. É um boa prática, depois trace um esboço diretamente na tela.
  • Nunca deixe os pincéis com a cerdas para baixo de molho na água. Se fizer isso pode jogar fora o pincel pois ele vai perder sua característica, seu formato e você pode dar adeus ao efeito que ele se propões a fazer.
  • Este é meio obvio, mas o fundo vem antes… Nem sempre. 🙂
  • Pra valer, compre um bloco de papel especial para tinta acrílica, normalmente as folhas tem 400g! Ou parte direto para uma tela, como vai muita água o papel de gramatura inferior vai entortar.

Eu sou veterano em pintura digital mas novato com pintura e tintas reais. Aqui quero compartilhar minhas primeiras experiências com arte e tinta com os leitores do meu blogue. Na internet você acha um monte de “mestres” pintando pelos cotovelos, as vezes em vídeo acelerado, mas poucos comentam suas dificuldades, e é justamente o que pretendo abordar neste post e em minhas experiências futuras.

IMG_1375

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s