O que é ganhar um prêmio de desenvolvimento de jogos em nosso país.
No Brasil e no mundo prêmios para desenvolvedores de jogos é algo raro. Mais difícil ainda é premiar um desenvolvedor com um valor tão expressivo quanto o SEBRAE ofertou. Prêmios que partiam de 80 mil para o primeiro colocado, 70 mil para o segundo e assim o valor ia caindo até chegar em 30 mil para o décimo colocado. Certamente algo que chamaria a atenção de desenvolvedores dos mais longínquos cantos do nosso país. Ouvi dizer que até grandes empresas desenvolvedoras silenciosamente participaram do concurso. Afinal são 80 mil…
Mas o grande desafio e que provavelmente afastou a maioria dos picaretas era a regra de ouro deste concurso. O jogo precisava ser entregue inteiro e funcionando, isso num prazo de um a dois meses no máximo. Nada de propostas e documentos que prometiam isso e aquilo. Infelizmente no nosso país temos a cultura do papagaio, sabe? Já falei isso aqui em um post “Ler o post” Aquele que diz que faz ou que sabe fazer, mas fazer mesmo ninguém faz.
Ainda sobre o prêmio, o valor ajuda de forma verdadeira a indústria de jogos do nosso país, além do destaque na imprensa nacional, sem falsas promessas e com chances reais a todos os participantes, impulsiona as equipes a empreender em seus próprios negócios com ou sem o prêmio. Eu fiquei muito grato por existir um concurso desta grandeza em nosso país.
O primeiro concurso (2013)
Uma festa para nós, mas não uma surpresa, nos dedicamos muito para fazer este jogo.
Ganhamos o segundo lugar no concurso de desenvolvimento de jogos empreendedores promovido pelo SEBRAE com o jogo Fazendinha de Negócio$. Mas como expliquei acima, os 10 finalistas já são os vitoriosos, é apenas uma questão de valor final dos prêmios. Foram 365 jogos inscritos entre empresas e desenvolvedores indies de jogos, ficamos entre os 10 finalistas e finalmente depois de uma contagem regressiva tensa, anunciaram o segundo colocado. Eu Leonardo Amora como Diretor, Game Designer/ Artista / Músico, Silvair Frazão como Artista Técnico/ Animação e o Otto Lopes como Programador.
Para o design deste jogo pensei em algo obviamente educativo mas que fosse simples e divertido. Uma das minhas prioridade em meus jogos é manter a curva de aprendizado rápida, coisas que aprendi com a Nintendo e a SEGA durante minha vida de gamer. Isso coloca o jogador para dentro do jogo o mais depressa possível.
O segundo concurso (2014)








Chegaram a me dizer que tinha sido sorte com a vitória no primeiro concurso. Eu adoro uma competiçãozinha. Então parceiros, vamos tentar a sorte novamente eu disse a meus companheiros, e…
O concurso cresceu, foram 470 jogos inscritos vindos de todos os cantos do país e o evento teve uma apresentação de primeira com direito a “oscar go to” na sala de eventos especiais do SEBRAE. Não faltou a tradicional contagem regressiva do 10º ao 1º, que eu particularmente acho tenso mas ao mesmo tempo me divirto um bocado. 🙂
Fico imaginando, nossa equipe eram 3 pessoas. Se tinham 470 equipes inscritas, quantos participantes poderiam ter? Sei que nas festas de confraternização éramos muitos entre os 10 finalistas.
Novamente ficamos com o segundo lugar. Tivemos um pouco mais de tempo para fazer este jogo, ao contrário do primeiro que fizemos praticamente em 2 semanas este fizemos em pouco mais de 3 semanas. No Fábrica de Chocolates formamos a mesma equipe de ouro do Fazendinha. Eu Leonardo Amora como Diretor, Game Designer/ Artista / Músico, Silvair Frazão como Artista Técnico/ Animação e o Otto Lopes como Programador. Não teve descanso, queríamos atingir uma qualidade superior com um design de jogo divertido.
Nesta aventura o Sr. Leite tem que conseguir entregar o pedido correto e no tempo certo para o Sr. Cliente, fazendo isto ele garante sua viagem para a Suíça para conhecer e aprimorar seus conhecimentos chocolacionais.
O terceiro concurso (2014)
Desta vez ficamos com o nono lugar, o que consideramos muito bom para o nosso momento profissional. Estávamos em época de entrega de projetos em nossa empresa que já havia avançado em decorrência dos dois prêmios anteriores e por isso não conseguimos dedicar o mesmo tempo a este concurso, mas marcamos presença. 😉






O quarto e quinto concurso (2015)
O SEBRAE realizou dois concursos ao mesmo tempo desta vez. O primeiro concurso que já vinha se tornando tradicional e anual de empreendedorismo e o segundo que desta vez era sobre educação financeira. Eu já tinha entendido qual era o foco sobre os jogos de empreendedorismo, mas o segundo era uma completa novidade para mim, e desta vez estávamos em 2 eu e o Otto para realizar 2 jogos ao mesmo tempo. Mesmo com todos os desafios ficamos com o terceiro lugar no concurso sobre empreendedorismo e para minha surpresa com o segundo lugar no concurso de educação financeira. 😉
Você pode se perguntar, mas porque o Amora quis fazer os dois? Não é que foram dizer por ai que eu tinha tido sorte nos outros que venci! Que quando queremos conseguimos, etc… A moleque… Modo competição ativada! Hadouken! O fato é que quando você vai conquistando, urubus e papagaios voam aos montes ao seu redor.
Jogo sobre empreendedorismo: Ultra Mercado





Jogo sobre educação financeira: Pizza Delivery








A conclusão
Finalmente o SEBRAE decidiu encerrar este maravilhoso evento. Já estavam dizendo que eu era o sobrinho do dono. Meus colegas de mercado já esperavam me encontrar ali de alguma forma (risos). O fato meus queridos leitores é que este é mais um capítulo da vida do AMORA aqui. E este foi um belo capítulo não é?
Parabéns galera. Muito talento junto.
Sem dúvida um dos melhores projetos em que trabalhei. Abraço galera!
E eu também!! 😀 Principalmente com grandes amigos como vocês.
Parabéns… vocês merecem!
Obrigado Maira!!