Ilustração: Iniciando uma idéia

Iniciar não é difícil!

Podemos iniciar um trabalho de arte de muitas formas, por exemplo, com volumes em preto e branco, linhas básicas de perspectivas, rascunhos do seu velho sketch book, thumbnails são algumas destas formas, é sempre bom ter em mente o prazo de entrega do cliente e escolher o método mais confortável para você. Eu adoro cores! Principalmente  aquelas que trazem um resultado mais vivo, Este é um dos métodos que eu uso e gostaria de mostrar a vocês.

Não inventei o processo, apenas desenvolvi por me sentir mais confortável na execução de alguns trabalhos. Mais tarde vim descobrir que é um processo extremamente usado na indústria do cinema, principalmente para gerar os chamados “color scripts“. Lou Romano  é um mestre em cores, é minha referência para este tipo processo, em seus créditos tem obras como Up  e Wall-E da Pixar, confiram o blog dele.

Em todos os processos para se iniciar um trabalho de arte simplicidade é a chave, isto dará um controle maior na hora de fazer alterações nos alicerces da pintura/desenho. Esta falta de detalhes sempre assusta alguns clientes desavisados! Então, cuidado na hora de mostrar! Assusta também muitos artistas que estão começando, pois a incerteza do resultado leva a dúvida, pratique e esta sensação diminui.

Para a pintura “Gigante de Pedra” fiz tudo separado assim posso testar várias combinações, neste caso estou publicando a combinação que achei mais adequada😉

Estudo de cores

Final

Color script é um tipo de storyboard de cores que define um padrão de palette de cores para serem usadas num projeto maior. No caso abaixo, esta tira é parte de um estudo de cores  para um jogo para o Nintendo Wii. O público alvo eram crianças de 8 a 12 anos de idade, por isso teríamos cores fortes e saturadas. Mas era necessário que os cenários conversassem entre eles.

color script – Project Amazon – Ubisoft – Brazil

Abaixo uma das primeiras pinturas que fiz “Beast Spell”. Iniciei com o mesmo método mas fui adicionando volume. Foi bem mais difícil de controlar a finalização da cena, a complexidade me atrapalhou um pouco. Com esta pintura aprendi a iniciar o trabalho de forma mais simples. Com a perda de foco acabei mudando as cores finais da pintura, inicialmente eu buscava uma cena mais real, mas no final optei por uma cena mais viva com cores mais dentro do universo da fantasia cartoon. Esta pintura foi feita em 2008 e ainda hoje é uma das minhas preferidas apesar dos tropeços.

Study of colors

Final

Esta foi a primeira grande pintura que fiz, até então eu só tinha feito pequenas pinturas inacabadas. Naturalmente e instintivamente usei o mesmo processo com a base nas cores básicas. Novamente a preocupação com o volume, mas neste caso eu tive mais controle devido a simplicidade da cena.

Estudo de cores

Final

Não esqueça, o segredo é começar simples e depois ir acrescentando detalhes. Iniciar um trabalho através das cores  é uma ótima opção, mas o ideal e você encontrar aquela que mais te agrada, provavelmente vai ser o método que você será mais rápido. Nossas cabeças processam a informação de forma diferente e reconhecer isso é um grande passo para o aprendizado.

Obrigado por visitarem e até a próxima!😉

2 comentários em “Ilustração: Iniciando uma idéia

    1. Olá Denny!
      Esta técnica me facilita um monte na hora de criar estes universos. Em geral, tenho lido que muito artistas preferem trabalhar com preto e branco como inicio, recentemente fiz um teste e é excelente também, mas em minha opinião você prioriza a lúz e não as cores. Na verdade é como disse, teste os métodos e escolha o que você mais se sentir a vontade. Lembre-se também que o objetivo final da sua peça conta muito.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s