amoraleite.com, Vida

O que é arte?

Digital x tradicional

O que verão a seguir é o resultado do meu desenvolvimento na arte tradicional, comparo meus trabalhos criados digitalmente com os meus trabalhos pintados com tinta acrílica sobre tela. Esta é minha busca por meios mais orgânicos de expressão.

Grupos

Uma certa vez quando jovem procurei uma galeria de exposição para apresentar uma de minhas pinturas digitais. O curador em um tom irônico disse, isso aqui não é arte garoto, você fez no computador e não tem valor nenhum para nós. Aquilo foi como um tapa na cara, sem entender muito do mundo que vivemos, fiquei desorientado e até hoje ainda é algo que me intriga…

Durante minha carreira isso se repetiu várias vezes, frases como, lindo esta sua montagem com clip-arts (imagens tiradas da internet). Se você der um zoom bem aqui de 1000x, esta parte borrada é a sua arte! Você deve ter um computador bom mesmo para você fazer algo deste tipo. Você nasceu com um dom divino, não precisa nem estudar. O que você faz é técnico, quase matemático… Estas frases foram me ditas por pessoas experientes, que fazem parte do que eu chamo de “sociedade dos artistas anônimos”.

Talvez não seja novidade para você, mas eu agora estou convencido de que nosso mundo é formado por grupos, demorou um pouco, sabe como é né? Vim, vi e venci. Se você não faz parte de um grupo, aquilo que você fizer pode não ser visto da melhor maneira. Estas sociedades de artistas anônimos estão por todas as partes, ocultos e muitas vezes bem posicionados, eles definem o que é arte. Se você se adequar ao tom proposto você tem chances de entrar na festa.

Mas o que é arte? Arte é todo tipo de expressão humana, seja corporal, visual, verbal… Mas é também aquilo que causa incomodo ou não, belo ou bonito, simples ou complexa, comercial ou gratuita, feita com qualquer meio possível, com um significado ou que não represente absolutamente nada. Mas em minha opinião, acima de tudo a arte é como um cão abandonado que anseia por um dono que o adote e o chame por um nome.

Como diz a música Subdivisions do Rush, “Be cool or be cast out”

#artetradicional #artedigital #wacom #cintiq #tintaacrilica #tela #photoshop #corelpaint #art #oqueearte #arteconceitual #games #videogames #melhoresartistas #portfolio #programacao

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s