Life is danger!

Criatividade é algo divino?

creacion-de-la-rueda-culturas-prehistoria-pintado-por-franking-9802891Para explorarmos um pouco este assunto, precisamos entender um pouco o que acontece quimicamente em nosso cérebro. Na ciência o que mais fica em evidência quando falamos de criatividade e cérebro são as sinapses. Cientificamente, é o local de contato entre neurônios, é onde ocorre a transmissão de impulsos nervosos de uma célula para outra. Uma espécie de pequena ponte entre um neurônio e outro. Mas o que isso tem a ver com criatividade? Segundo a ciência, quanto mais pontes existir entre estes neurônios, mais rápido as informações vão se cruzar e se conectar.

Mas antes de contar com as sinapses, as tais pontes, é necessário construir um grande banco de dados, as referências coletadas em sua vida. Quanto mais referências mais matéria bruta você terá para cruzar e criar. Mas muitas vezes estas referências estão numa área do cérebro em que mesmo você não terá acesso, o inconsciente. E é de lá que ingredientes especiais são adicionados como numa vitamina que batemos em um liqüidificador. Lá as informações perdem a estrutura como conhecemos, ganham novas formas e significados, um verdadeiro caos.

Falar de criatividade renderá com certeza outros posts, mas me atendo ao assunto, posso afirmar que criar é um exercício diário e que exige muita organização em sua mente consciente e caos no inconsciente. Divino não é? O fato é que se você parar e pensar nós modificamos as coisas desde o princípio, e tudo que fazemos nada mais é do que a evolução de algo que já existe. Uma nota a mais, uma linha a mais, um número a mais… E voilà! As vezes nos faltam referências para chegar na origem, então definimos como inspiração divina ou algo genuinamente criativo.  E você o que você acha?

 

 

2 comentários em “Criatividade é algo divino?”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s