Vamos estudar?

Desenvolvimento de jogos: Planejando um jogo.

Não é nada fácil! Este tempo todo trabalhando para a indústria dos video games, foi o que me possibilitou ter recursos e conhecimento para criar e planejar os meus próprios jogos. Mas se você quer embarcar nesta aventura, mantenha em mente algumas coisas fundamentais.

  • Jogos são a mistura de todas as artes!
  • Criar um jogo é muitas vezes se arriscar no desconhecido criando algo que ninguém nunca fez e que no momento só você acha que é bom.
  • É entender e conhecer bem todos os sentidos humanos, afinal você está lidando com todos eles, em um jogo o jogador escuta, vê e interage com tudo aquilo que você criou. Diferente da TV que se assiste passivamente.
  • Criar seu próprio jogo é criar seu próprio produto, e é ai que entra outra área muito importante neste negócio, como em qualquer negócio desenvolver jogos tem risco.
  • Conhecer o destino, a plataforma que seu jogo vai estar.

Na hora de planejar seu jogo mantenha em mente estas importantes questões.

  • Qual é a vantagem em seguir jogos de sucesso?
  • Qual segmento de mercado o meu jogo se encaixa?
  • Quanto tempo levo para desenvolver determinado jogo ou parte dele?
  • Quanto custa em tempo ou dinheiro determinada tecnologia?
  • Quais as particularidades de cada loja, dispositivo e grupo de consumidores?
  • Qual o melhor Meio de monetização para meu jogo?

São perguntas que me faço na hora de planejar um jogo. Com a maioria destas respostas com certeza você será mais acertivo em um próximo grande projeto.

Meus primeiros jogos

O aplicativo Monstros vs Robôs foi minha entrada no universo da programação e me ajudou a desenvolver a minha antiga paixão por criar músicas. O MvsR foi um destes projetos que você investe mais do que o necessário e acaba ficando maior do gostaria. Quando digo maior não quero dizer que é um projeto grandioso, e sim maior do que eu poderia dar conta sozinho.

En01

      

Uma ótima maneira de começar é fazer pequenos jogos de teste. O Beyond the Skies e o The Flight Test são aplicativos gratuitos, foram relativamente rápidos de se fazer e estes são verdadeiros exemplos de caçadores de métricas. Com estes jogos obtive muitas das respostas que precisava. O The Flight Test, é um clone da mecânica do Flappy Bird e é o primeiro trabalho concluído com meu parceiro Otto Lopes. Não usamos templates, fizemos isso para medir a velocidade do nosso desenvolvimento e testar ferramentas. O Beyond desenvolvi sozinho usando o Corona, eu queria conhecer melhor o código LUA e testar melhor o SDK que achei perfeito pra quem está começando a programar.  Com certeza em nenhum momento pensamos em ficar ricos com estes aplicativos. 😉

Beyond
Flight

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s