Esta pintura irá fazer parte da galeria de imagens do site “The Elephant and Macaw Banner“, ela ajudará a construir o universo criado por Christopher Kastensmidt em uma série de histórias sobre as aventuras de Gerard van Oost and Oludara no Brasil Colonial.
E é parte permanente do Whitney Heritage Plantation Museum nos EUA em New Orleans.
Christopher has a making-of in English about the idea around this painting:
O Processo:
Construí um moodboard com algumas das muitas referências minhas e do Chris.
Modelei as embarcações principais e Salvador em 3D. Isso me permitiria ter um diálogo mais dinâmico com o Chris, e poderíamos escolher o melhor angulo para esta pintura. Além disso, o 3D resolve muito do trabalho de perspectiva e iluminação servindo de base para a pintura.
Escolhido o Ângulo, iniciei um speedpainting de 2 horas. Isso me daria uma noção de volume, luz e cor mais adequada.
Em uma outra etapa, defini detalhes como a luz e as cores de forma mais objetiva. Neste ponto a pintura ganha um formato próximo da final.
Depois de mais algumas horas acrescentando detalhes esta é a versão final da pintura.
fiz algumas brincadeiras 🙂 para passar o tempo.
Como já disse algumas vezes em meu blog, um bom exercício para aprimorar seu senso crítico é voltar a pintura e tentar analisa-lá afim de tentar melhora-lá. Christopher, havia me pedido esta pintura com cores vibrantes exatamente como parei no passo anterior. Mas o meu sentimento era que a pintura precisava de uma leitura melhor, cores menos vibrantes para aumentar o realismo, detalhes de luz e sombra que poderiam aumentar o drama da cena e por fim o corte da cena deixando ela melhor enquadrada. Com isso em mente, o resultado depois de mais 4 horas investidas ficou assim:
Deu tempo de mexer em uma das brincadeiras da versão anterior:
Estas ilustrações estão nos contos de Christopher Kastensmidt. Visite o seu website: www.eamb.org
A última versão (envelhecida) tá excelente!
Obrigado Dandrea. Agora que estou respondendo os coments… Eu refiz a versão old e tomei ela como principal, foi a que eu mais gostei também.